MENU

18 de agosto de 2017 - 15:40IMSA Weather Tech SportsCar Championship

Acura ARX-05 é apresentado; Penske planeja estreia na Petit Le Mans

Penske-Acura

A nova fera das pistas: o Acura ARX-05 DPi que estreia em 2018 no IMSA Weather Tech SportsCar Championship é finalmente apresentado (Foto: Reprodução Instagram/@liveracing)

RIO DE JANEIRO - Aí está: conforme já se sabia, a Acura apresentou o seu novo protótipo ARX-05 para a temporada 2018 do IMSA Weather Tech SportsCar Championship. A foto foi revelada pela conta @liveracing do Instagram, antes do lançamento oficial propriamente dito, previsto para acontecer ainda hoje em Monterey, na Califórnia.

O novo carro, construído sob a plataforma do modelo Oreca 07 para atender ao regulamento Daytona Prototype International (DPi), terá motor Acura HR35TT com arquitetura V6, deslocando 3,5 litros de capacidade cúbica com o auxílio de dois turbocompressores, atingindo 600 HP de potência – é a mesma unidade que ganhou em Sebring, Le Mans e Daytona, com outros chassis.

Os próximos treinos serão realizados em Road Atlanta, no circuito localizado na cidade de Braselton, na Geórgia. Dos pilotos anunciados pela equipe nesta semana, apenas o colombiano Juan Pablo Montoya estará a bordo: Dane Cameron, seu futuro companheiro de equipe, ainda está preso ao contrato com a Action Express/Whelen Engineering e não pode trabalhar ainda com a sua nova escuderia. Apenas quando a temporada for encerrada.

E será exatamente em Road Atlanta que a Penske planeja fazer sua volta às competições de Endurance. Isso mesmo que vocês leram: a equipe vai com um protótipo Oreca 07 LMP2 com motor Gibson V8, que deverá parar depois nas mãos da JDC-Miller Motorsports (que emprestou seu carro para os testes de aerodinâmica) para ganhar horas de voo, embora o pacote seja completamente distinto daquele que será visto nas 24 Horas de Daytona no fim de janeiro e será exaustivamente desenvolvido a partir de já. A informação da estreia da Penske ainda neste ano é da Racer, via Marshall Pruett, um dos grandes jornalistas de automobilismo dos EUA.

O presidente do Team Penske, Tim Cindric, garante que a intenção da equipe, inclusive, é ser competitiva de cara.

“Nós vamos estar lá para tentar ganhar”, confirmou. “Isso faz parte do programa. É parte do programa de teste. Vamos aprender com esse carro. Trabalhar as paradas de box e um monte de outras coisas que nós usaremos no próximo ano. Para 2018, vamos tirar a ferrugem e ver onde estamos. É uma evolução, da mesma foma que fizemos com o programa Porsche (N. do blog: na extinta American Le Mans Series entre 2005 e 2008) e Roger (Penske) e eu estamos certos de que estaremos fortes para essa nossa apresentação antes da estreia definitiva em Daytona”.

3 comentários

  1. Rogerio Carvalho disse:

    é bom as outras equipes abrirem bem o olho pois a Penske não entra para brincar não!!!

  2. Geraldo disse:

    Tem cara de mau. Gostei!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>