MENU

18 de abril de 2017 - 22:32Automobilismo Internacional

BTCC tem etapa confusa em Donington Park

ingram-1-720x400

Surpresa: Tom Ingram é o líder do BTCC após a rodada de Donington Park

RIO DE JANEIRO - Aconteceu de tudo um pouco na 2ª rodada tripla do British Touring Car Championship (BTCC), realizada no último domingo em Donington Park. A chuva que caiu em Silverstone eventualmente na etapa inaugural do FIA WEC, também deu o ar da graça por lá. E mais uma vez, a categoria mostrou sua excelência, tendo três vencedores diferentes ao longo da programação. Porém, não sem alguma dose de confusão envolvendo o atual campeão da categoria.

O escocês Gordon Shedden acabou desclassificado da vitória conquistada na prova #3 porque seu Honda não estava dentro da altura mínima regulamentar. O que os comissários não levaram em consideração é que o piloto estava com o carro danificado face incidentes ocorridos ao longo da disputa. Com isso, Colin Turkington ascendeu ao primeiro lugar e levou o primeiro troféu de vencedor para si em 2017.

Durante a prova #3, interrompida em bandeira vermelha, mais polêmica: o Honda de Matt Neal ficou atolado na caixa de brita, foi retirado e tinha condições de voltar para a relargada. Os oficiais do BTCC acharam que não: Neal foi para o grid em sua posição original – 2º lugar, na primeira fila, ao lado do pole position Dave Newsham – e aí impediram-no de participar da corrida. O piloto arguiu os comissários sobre o famoso “livrinho azul” das regras da Motor Sports Association (MSA), mas de nada adiantou.

“Eles não admitem que estão errados”, frustrou-se Neal, que sem pontos nessa prova, caiu para 7º na classificação do campeonato.

O líder da temporada é o surpreendente Tom Ingram, vencedor da corrida #2. Com seu Toyota Avensis, ele soma 86 pontos – quinze a mais que Turkington. Na primeira, Aiden Moffat entrou para o seleto círculo dos vencedores do BTCC com seu Mercedes A Class da Ciceley Motorsports, tornando-se também o mais jovem da história, com apenas 20 anos de idade.

A 3ª rodada tripla da série acontece no dia 7 de maio no velocíssimo circuito de Thruxton.

Situação do campeonato após duas rodadas e seis corridas:

1. Tom Ingram (Toyota) – 86 pontos
2. Colin Turkington (BMW) – 71
3. Adam Morgan (Mercedes-Benz) – 69
4. Gordon Shedden (Honda) e Rob Collard (BMW) – 67
6. Jack Goff (Honda) – 46
7. Andrew Jordan (BMW) e Matt Neal (Honda) – 44
9. Josh Cook (Ford) – 40
10. Tom Chilton (Vauxhall) – 37
11. Ashley Sutton (Subaru) – 33
12. Aiden Moffat (Mercedes-Benz) – 32
13. Rob Austin (Toyota) – 30
14. Mat Jackson (Ford) – 27
15. Dave Newsham (Chevrolet) – 24
16. Michael Epps (Volkswagen) – 20
17. Áron Smith (MG) – 14
18. Jeff Smith (Honda), Jake Hill (Volkswagen) e Senna Proctor (Vauxhall) – 11
21. Matt Simpson (Honda) – 5
22. Jason Plato (Subaru) e Ant Whorton-Eales (Audi) – 4
24. Ollie Jackson (Audi) – 3
25. Daniel Lloyd (MG) – 2
26. Martin Depper (Ford) – 1

5 comentários

  1. Ricardo disse:

    Rodrigo, Bom Dia, você tem ou sabe aonde existem os videos com as corridas do BTCC de 2017 a integra? Pelo que voce tem colocado aqui o campeonato esta bem animado esse ano, abraço

    • Rodrigo Mattar disse:

      Ricardo, tentei achar no YouTube, mas acho que só existem corridas isoladas. Nunca as três do mesmo fim de semana, o que seria ótimo.

  2. Rui Pastor disse:

    12 marcas. Que coisa!!!

  3. jose carlos da silva disse:

    Rodrigo
    O WTCC deveria aprender com os ingleses pois o BTCC a seculos tem sempre o grid
    cheio e corridas muito disputadas. o WTCC tá uma chatice só.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>