MENU

22 de março de 2017 - 20:11Fórmula 1, Memorabilia, Vídeos

Vídeos históricos – GP da Itália NA ÍNTEGRA (1971)

RIO DE JANEIRO - Apreciem, sem moderação. Aí está o GP da Itália de 1971, finalmente na íntegra. Cinquenta e cinco voltas de velocidade em toda a sua plenitude no circuito de Monza – ainda sem chicanes. Campeonato já definido em favor do “Escocês Voador” Jackie Stewart e uma corrida simplesmente épica, com uma das chegadas mais rocambolescas de todos os tempos.

Ah! E teve Emerson Fittipaldi a bordo da Lotus 56B a turbina de helicóptero, decorada nas cores preto e dourado – e não era John Player Special, não.

A narração é em francês e a transmissão, precária, com pouquíssimas câmeras, mas… quem se importa?

6 comentários

  1. Alessandro Neri disse:

    Como era muito melhor….. Tudo. Circuitos, pilotos, carros e corrida. Tudo era muito melhor. Isso é F1.

  2. Antonio Seabra disse:

    ESPETACULAR.
    Monza sem as chicanes, uma guerra de vácuo infernal com alternância de liderança mais de uma vez por volta, em todas as voltas. Uma oportunidade unica de ver a tocada do Chris Amon, realmente um grande azarado: tinha carro pra ganahr a corrida, fez tudo certo, poupou no inicio, foi pra frente, segurou a liderança co autoridade, mas perdeu rendimento a partir da volta 44 ( não me lembro bem mas pareceu problema de freio, dava pra ver a dificuldade dele de frear na Parabolica). Ainda segurou um magro sexto lugar, distante dos lideres.
    Show a tocada do Peterson, desde o inicio, sempre escorregando nas 4, levando um carro que nao era de ponta a disputar a liderança em todas as voltas, do inicio ao fim. Merecia ter ganho. Curioso: depois de vencer em Monza em 73 e 74, com Lotus 72, veio a ganhar em novamente em 76, com um March 761 improvável !!! E acabou morrendo de forma estupida, nessa mesma pista, em 78.
    Na época não percebi a corrida estrategica de Gethin: ficou por ali andando em 6°, a cerca de 2 segundos dos lideres, certamente poupando o carro e pneus para o rush final. Acelerou a partir da volta 44, colou nos lideres na 46/47, na 49 já era 3° e na 50 2°. Sua manobra na ultima curva, foi fantástica e inesperada para os outros. Talvez só foi capaz de frear por dentro e se manter veloz pelo traçado interno porque antes poupou freios e pneus. Essa era apenas a segunda corrida de Gethin na BRM, já que no inicio da temporada pilotou para a McLaren.
    Destaque para a excelente corrida de Mike The Bike com o Surtees TS 7, em sua primeira corrida de F1, Largou apenas em 17°, e partir de certo momento da prova apareceu entre os lideres, com quem disputou a vitoria até a ultima volta. Grande corrida também do Cevert.
    As informações de que o locutor dispunha eram minimas, quase tudo tinha que ser visual e pela TV, com imagem ruim. Dai não foi surpresa ele so perceber a desistência de Ickx e Regazzonni mais de 10 voltas depois.
    Impressionante os bandeirinhas caminhando a beira da pista e invadindo a pista pra jogar cimento no oleo !!! Segurança naquela epoca era palavra inexistente…Mas,,, as corridas eram muito mais emocionantes, E a tocada dos pilotos realmente bons sobressaía bastante !!!!

    Antonio

  3. ESPETACULAR COMEÇAR O DIA OUVINDO MOTORES RONCANDO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    HOJE TEMOS ASPIRADORES TODOS IGUAIS…

    SHOW DE MAIS !!!

    TENHO UM SUPER 8 DE GUAPORÉ DA DÉCADA DE 70 AINDA SEM A PARTE DE CIMA DOS BOXES… JÁ DIGITALIZEI.

    UMA HORA COLOCO ALGUNS PEDAÇOS POIS É GRANDE O VIDEO…

    SHOW DE MAIS !!!!!!!!!!!!!

  4. Gustavo disse:

    As imagens desta corrida são absolutamente emocionantes, e não consigo expressar o desejo que tenho de ver os carros atuais disputando no traçado sem chicanes, nem que fosse numa corridinha promocional de apenas 10 voltas.

    Seria bacana ver o comportamento das máquina e pilotos atuais tendo de disputar a “guerra de vácuo”, muito bem lembrada pelo Antônio Seabra.

    E essas imagens também reforçam minha indignação: por que destruir traçados antigos para compatibilizá-los com as categorias atuais. Não seria possível, por exemplo, ter preservado o antigo Interlagos mesmo com a necessidade de um traçado atualizado?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>