MENU

16 de março de 2017 - 10:54Super Formula

Super Formula: novas caras, velho domínio…

03

Com o apoio da Red Bull, Pierre Gasly chega com moral para tentar seguir o mesmo caminho de Stoffel Vandoorne, que andou bem na Super Formula e em 2017 estreia na Fórmula 1. O francês defenderá o Team Mugen e foi o melhor estreante nos treinos de pré-temporada em Suzuka

RIO DE JANEIRO - A pré-temporada da Super Formula foi realizada há alguns dias no circuito japonês de Suzuka e permitiu, entre outras coisas, que os pilotos recém-chegados tivessem um primeiro confronto direto com os pilotos já estabelecidos no certame oriental de monopostos – uma vez que houve algumas significativas mudanças no lineup de pilotos.

A começar pela ausência do campeão de 2010 João Paulo de Oliveira, que deixou a categoria após anos servindo o Team Impul, bem como a passagem do belga Stoffel Vandoorne à Fórmula 1. James Rossiter e William Buller tampouco regressam para a próxima temporada. Bertrand Baguette também saiu para se dedicar integralmente ao Super GT em 2017, mas não será uma perda tão sentida quanto a saída do “Oribeira” e muito menos do Vandoorne para a McLaren.

Assim, o troca-troca de pilotos foi frenético para este ano, com muita gente nova chegando para a disputa. A começar pelo francês Pierre Gasly, reserva da Red Bull na Fórmula 1 e que chega credenciado por um grande ano na agora Fórmula 2 ano passado. Inclusive, o carro #15 terá as cores rubrotaurinas e será inscrito pelo Team Mugen, que amplia sua estrutura para dois carros.

07

Takuya Izawa, do Team Dandelion, será um dos oito pilotos com motor Honda na temporada 2017

Felix Rosenqvist, que compete na Fórmula E pela Mahindra, também foi confirmado para andar na categoria neste ano pela equipe Sunoco Team Le Mans, junto ao regressado Kazuya Oshima, que não disputava uma temporada completa na Super Formula desde 2012. Da Fórmula 3, seja europeia ou japonesa, chegam três novos nomes: Jann Mardenborough será o substituto de João Paulo de Oliveira no Team Impul, enquanto Nick Cassidy e Kenta Yamashita vão dar expediente na Kondo Racing.

01

Andre Lotterer foi o mais rápido dos dois dias de treinos a bordo do Dallara Toyota do Vantelin Team Tom’s

Dentre tantas caras novas, o único novato que mostrou serviço na pré-temporada foi Pierre Gasly – 3º tempo com 1’35″585. Porque em se tratando dos dois melhores tempos, foi a vez de dois veteranos da Super Formula: Andre Lotterer e Kazuki Nakajima, representando o Vantelin Team Tom’s, fecharam os dois dias de testes com as marcas mais rápidas. O alemão, novo piloto da Porsche no FIA WEC, marcou 1’35″163. E o japonês da Toyota rodou em 1’35″273.

Atual campeão da categoria, Yuji Kunimoto foi o quarto mais veloz a bordo do monoposto da Cerumo/Inging – 1’35″849. Nick Cassidy ficou em quinto e Hiroaki Ishiura fechou o grupo dos seis mais rápidos dos treinos coletivos.

Embora 20 pilotos tenham andado em Suzuka, serão 19 os nomes que disputarão a temporada completa. O campeonato começa lá mesmo em Suzuka no dia 23 de abril, passando depois por Okayama, Fuji Speedway, Twin Ring Motegi, Autopolis, Sugo Sportsland e novamente Suzuka, encerrando a série em 29 de outubro.

6 comentários

  1. Robertom disse:

    É uma pena que o João Paulo de Oliveira tenha saído da categoria…

  2. Ashpool disse:

    Mattar, o JP foi rebaixado na Super GT e substituído na Super Fórmula.
    Isso tem a ver com seus ultimos resultados?

    • Rodrigo Mattar disse:

      Talvez. Mas pode ter sido uma opção dele não continuar na Super Formula. As informações sobre ele não chegam aqui no Brasil tão claramente quanto gostaríamos que chegassem.

  3. hodari disse:

    Dança das cadeiras interessante, pena que o JP ficou de fora!

  4. Rodrigo disse:

    Gostei dos carros da categoria e me pergunto: como que a Dallara faz um carro tão feio p Indy?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>