MENU

4 de novembro de 2016 - 10:58Mundial de Endurance

6h de Xangai, treinos livres: Porsche abre sexta-feira na frente

1-porsche-wec-shanghai-2016-free-2

RIO DE JANEIRO - A Porsche dominou os dois primeiros treinos livres para as 6h de Xangai, 8ª e penúltima etapa do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC). O neozelandês Brendon Hartley, com o carro #1 da trinca que detém o título mundial, foi o piloto mais rápido do dia. A melhor volta dele foi 1’44″594, numa melhora de quase dois segundos em relação ao primeiro treino.

Hartley também foi rápido o bastante para colocar uma diferença de 1″617 para o 2º carro mais rápido, que foi o Audi R18 #8 do trio Lucas Di Grassi/Loïc Duval/Oliver Jarvis. O Porsche #2 foi superado por apenas 0″053 e acabou o dia com o terceiro tempo. Vencedora das 6h de Fuji, a Toyota ficou em quarto, com o seu melhor carro na casa de 1’46″ a exemplo das rivais.

Entre os LMP1 independentes, a Rebellion dominou a cena no primeiro treino e a ByKolles deu o troco na segunda sessão. O CLM P1/01 AER biturbo conseguiu uma volta em 1’51″911, contra 1’52″079 dos helvéticos – tempo alcançado na primeira sessão.

Na LMP2, a G-Drive Racing liderou igualmente ambas as sessões, com o britânico Will Stevens se distinguindo na folha de tempos. Ele fez a melhor volta do dia na categoria em 1’54″627, enquanto os dois protótipos Oreca 05 da Manor vieram na sequência. A RGR Sport by Morand, do brasileiro Bruno Senna, ficou em 4º lugar – 1’55″266. Pipo Derani e seus parceiros da Tequila Patrón ESM alcançaram o 6º melhor tempo.

A melhor marca da LMGTE-PRO foi da AF Corse, que fez 1-2 ao fim do dia: Gianmaria Bruni ficou à frente com 2’02″481, 0″260 mais rápido que o companheiro de equipe e compatriota Davide Rigon, cabendo ao #66 da Ford Chip Ganassi o 3º melhor tempo da sessão. O melhor Aston Martin ficou em quarto e o único Porsche 991 RSR inscrito na divisão ficou com o último lugar no grupo.

Por fim, na LMGTE-AM, o Aston Martin de Pedro Lamy não foi superado por ninguém após marcar 2’04″503 no primeiro treino livre. O único carro a chegar perto disso foi o #88 da Abu Dhabi-Proton, com David Heinemeier-Hänsson fechando a segunda sessão com a melhor volta – 2’05″428. A KCMG ficou com a terceira marca.

O terceiro e último treino livre que antecede a definição do grid para as 6h de Xangai está marcado para 23h de Brasília, nesta sexta-feira – já sábado no outro lado do mundo.

2 comentários

  1. Rafael N disse:

    Rodrigao,

    tava lendo o blog do Joe Saward hoje e ele menciona bem rapidamente sobre um possivel retorno da Peugeot ao WEC…sabe de algo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>