MENU

20 de setembro de 2016 - 22:15Automobilismo Internacional

Oito com chances na rodada final do BTCC

Round 9 of the 2016 British Touring Car Championship.

Com esta BMW, Sam Tordoff vai para a etapa final em Brands Hatch como líder de uma das mais disputadas temporadas do BTCC nos últimos anos

RIO DE JANEIRO - O British Touring Car Championship (BTCC) vai para sua 10ª e última rodada da temporada 2016 absolutamente indefinido, como há muito não se via numa das mais tradicionais categorias do automobilismo europeu. Nada menos que oito pilotos têm chances matemáticas de conquistar o título, já que além do máximo de 20 pontos distribuído em cada uma das três corridas, há pontos extras da pole da prova #1, das melhores voltas em cada uma das baterias e também por voltas lideradas. Portanto, do líder Sam Tordoff até o 8º colocado Jason Plato, todo mundo está na jogada.

A rodada disputada no National Circuit de Silverstone neste fim de semana teve três vencedores diferentes, um fato que aconteceu em TODAS as etapas anteriores. Nenhum piloto conseguiu ganhar duas num único fim de semana. Com um MG, Ashley Sutton conquistou a pole position da prova #1, vencida por Tom Ingram num Toyota Avensis. As demais corridas foram ganhas por Andrew Jordan (Ford Focus) e Gordon Shedden (Honda Civic).

Tordoff, com sua BMW 125i, só conseguiu um 6º lugar como melhor resultado em todo o fim de semana. Mas mantém a liderança do certame com 278 pontos, onze a mais que Shedden – atual campeão do BTCC. Matt Neal está a 13 pontos do líder, com Rob Collard em quarto e Mat Jackson em quinto.

Round 9 of the 2016 British Touring Car Championship.

Os Subaru Levorg (em primeiro plano) foram as grandes vedetes da segunda metade da temporada, conquistando 17 pódios e quatro vitórias – três com Colin Turkington e uma com Jason Plato. E os dois pilotos ainda têm chances de título!

Uma das surpresas da temporada foi a performance do modelo Levorg da Subaru, desenvolvido pela equipe BMR Racing com preparação Mountune: os veteranos Colin Turkington e Jason Plato conseguiram, após um péssimo momento no ano, com direito a uma desistência coletiva da equipe no veloz circuito de Thruxton, uma brilhante recuperação. Turkington venceu três corridas em Oulton Park, Croft e Snetterton. Plato conseguiu um triunfo em Knockhill, na Escócia. Foram 17 pódios conquistados pelas duas feras do BTCC.

A decisão promete ser uma das mais acirradas de todos os tempos. E aí, leitores: em quem vocês apostariam suas fichas pra levar o caneco?

3 comentários

  1. Cleomar Souza Ferreira disse:

    Vou apostar em Gordon Shedden (Honda Civic). Mero palpite!

  2. Juninho disse:

    Minha torcida bai para a BMW da equipe West Surrey Racing. São super gente fina com os fans. E a sua Mattar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>