MENU

9 de julho de 2016 - 10:34Blancpain Endurance Series

65 carros na lista das 24h de Spa-Francorchamps

MOTORSPORT : BLANCPAIN GT SERIES ENDURANCE CUP - TEST DAY 24 HOURS OF SPA (BEL) 07/05/2016

As Mercedes AMG GT3 serão uma das grandes atrações das 24h de Spa-Francorchamps no fim deste mês

RIO DE JANEIRO - Saiu a primeira lista de inscritos para a 68ª edição das 24h de Spa-Francorchamps, que acontecem no último fim de semana do mês de julho, no tradicional circuito belga encravado na Floresta das Ardenas. Um total de 65 carros estão a princípio confirmados para a corrida principal da temporada 2016 do Blancpain GT e, consequentemente, do Blancpain Endurance Series.

Desse total, 29 pertencem à classe Pro, a divisão principal da competição. A Audi Sport investe pesado mais uma vez em busca de mais uma vitória na prova. Além dos carros das equipes clientes, o construtor germânico dará apoio total a dois bólidos para seus pilotos de fábrica. Num remanejamento poucas vezes visto no time de Vincent Vosse e Yves Weerts, o carro #28 terá René Rast, Nico Müller e Laurens Vanthoor. A Phoenix Racing, outra equipe tradicional dos quatrargólicos, terá num de seus R8 LMS a trinca formada por Markus Winkelhock, Christopher Mies e Frank Stippler.

Rodrigo Baptista e Sérgio Jimenez foram finalmente confirmados no Audi #3 da equipe WRT. Nenhum dos dois participou do Open Test realizado há alguns dias, mas a equipe garantiu a presença dos dois pilotos brasileiros ao lado do português Filipe Albuquerque – outro piloto oficial de fábrica da marca germânica.

A Mercedes-Benz não deixa por menos e dará igual suporte aos pilotos AMG, vinculados à marca da estrela de três pontas. A Black Falcon traz uma inscrição suplementar, já vista em Paul Ricard: o carro #00 terá a lenda Bernd Schneider ao lado de Yelmer Buurman e de Maro Engel. No #57 da mesma escuderia, Hubert Haupt terá a companhia de Adam Christodoulou e do sueco Andreas Simonsen.

Quem também vão com status AMG para a prova de Spa são dois dos três carros da HTP Motorsport: o #84 de Dominik Baumann/Jazemaan Jaafar/Maximilian Bühk e o #86 inscrito para Gary Paffett/Maximilian Götz/Thomas Jäger. O Team AKKA-ASP da França vai com uma Mercedes apoiada em caráter oficial para o trio formado por Felix Rosenqvist/Tristan Vautier/Renger Van der Zande.

MOTORSPORT : BLANCPAIN GT SERIES ENDURANCE CUP - TEST DAY 24 HOURS OF SPA (BEL) 07/05/2016

Equipe ‘oficiosa’ da McLaren, a Garage 59 terá três carros nas 24h de Spa

A Garage 59, representante oficiosa da McLaren, terá três 650S GT3 da marca – incluindo uma inscrição suplementar que já foi conhecida pelos leitores e leitoras do blog. BMW – através da ROWE Racing e Bentley vêm com dois carros cada na divisão principal.

Dos lados de Sant’Agata, a Lamborghini comparece com as equipes Grässer e Attempto Racing. Olho no carro #16, que promete dar trabalho: a bordo estarão Mirko Bortolotti/Jeroen Bleekemolen/Rolf Ineichen. A AF Corse representa a Ferrari com duas 488 GT3: a #50 de Pasin Lathouras/Michele Rugolo/Alessandro Pier Guidi e a #90 de Ezequiel Pérez Companc/Raffaele Gianmaria/Alessandro Balzan.

A Nissan vem com seu “Godzilla” GT-R Nismo GT3 para Alex Buncombe/Mitsunori Takaboshi/Lucas Ordonez na turma de cima e até a Emil Frey Racing vai fazer um esforço extra e inscrever dois Jaguar nas 24h de Spa. Stéphane Ortelli é o principal piloto do carro #14 e no segundo bólido estarão Jonathan Hirschi/Christian Klien/Markus Palttala.

Na divisão Pro-Am, com 25 inscritos, as maiores atrações são a legião de pilotos com graduação ouro e platina que foram convidados e participarão em algumas boas equipes, com chance de resultados bastante positivos. Vejam só os nomes: Oliver Gavin (Barwell Motorsport), Kévin Estre (Attempto Racing), Nicolas Lapierre (ISR), Patrick Pilet (IMSA Performance), Marc Basseng (Konrad), Marco Bonanomi (Saintéloc), Darren Turner e Jonathan Adam (Oman Racing), Giancarlo Fisichella (AF Corse) e Martin Tomczyk (ROAL).

E muito embora no Open Test houvesse 14 carros na divisão Am, o quorum não foi mantido na lista oficial das 24h de Spa-Francorchamps, totalizando apenas nove inscrições. Também não foi muito bem-sucedida a tentativa da SRO em abrir inscrições para carros do chamado “Grupo N”, das competições monomarca de diversos construtores (Porsche, Ferrari, Lamborghini, Renault, et cetera): somente dois carros – ambos Porsche 991 GT3 Cup – foram confirmados pelos belgas da SpeedLover e pelos tchecos da RMS.

A lista oficial das 24h de Spa-Francorchamps está aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>