MENU

11 de abril de 2015 - 09:22Mundial de Endurance

WEC: Porsche monopoliza primeira fila em Silverstone

M15_0365

RIO DE JANEIRO - Não era fogo de palha: o desempenho demonstrado no Prólogo em Paul Ricard repetiu-se no treino que definiu há pouco o grid para as 6h de Silverstone, prova inaugural da temporada 2015 do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC). A Porsche monopoliza a primeira fila para a largada da corrida deste domingo, num domínio inconteste dos seus protótipos 919 Hybrid sobre Audi e Toyota.

O carro #17, conduzido pela antiga estrela da Fórmula 1 e por Brendon Hartley ficou com a pole position, graças à melhor média das quatro voltas mais rápidas da dupla ao longo dos 20 minutos cronometrados de sessão. O “Aussie” e o “Kiwi” ficaram com 1’39″721 – únicos a baixar da casa de 1’40″, pois o #18 que teve Romain Dumas e Neel Jani a bordo não foi além da média de 1’40″340 – por conta de um erro do francês em sua segunda volta rápida.

A Audi abre a segunda fila com o R18 e-tron quattro #8, guiado por Lucas Di Grassi e Oliver Jarvis na definição do grid. O brasileiro fez um bom papel e o britânico completou o trabalho. Eles ficaram a 0″012 apenas da média do segundo Porsche, cabendo o quarto posto do grid ao carro #1 dos atuais campeões, guiado no treino oficial por Kazuki Nakajima e Sébastien Buemi. Também os alemães e japoneses formam a terceira fila, com o Audi #7 melhor que o Toyota #2 – este último, quase dois segundos pior que a média da pole.

Na LMP2, o brasileiro Pipo Derani voltou a impressionar como já fizera em sua fugaz aparição no ELMS ano passado pela Murphy Prototypes. Já na corrida de estreia, o piloto de 21 anos entra para os compêndios do WEC e crava a pole com o Ligier JS P2 Nissan #28 da G-Drive Racing, que dividiu com o mexicano Ricardo Gonzalez no qualifying. E o time patrocinado pelos russos fez a dobradinha, já que o #26 de Sam Bird e Julien Canal ficou em segundo, à frente do novo Oreca 05 Coupé da KCMG.

astonsweep

A Aston Martin deitou e rolou nas classes de Grã-Turismo. Na LMGTE-PRO, simplesmente cravou as três melhores médias da qualificação. O carro #95 guiado pelos nórdicos Nicki Thiim e Marco Sørensen foi o mais veloz do treino, com 1’59″970, 0″205 melhor que o carro #99 com Richie Stanaway e Fernando Rees a bordo. Darren Turner e Stefan Mücke só evidenciaram o domínio dos carros britânicos com a terceira colocação. Uma tremenda surra nos Porsche da equipe de Olaf Manthey e também nas Ferrari da AF Corse.

A pole da LMGTE-AM foi de outro Vantage V8 GTE, no caso o #98 de Pedro Lamy e Paul Dalla Lana, que registrou uma média quase um segundo abaixo do estreante Corvette C7-R da Larbre Competition, guiado por Paolo Ruberti e Kristian Poulsen. A terceira posição da classe é do Porsche 991 RSR #88 da Abu Dhabi-Proton e a Ferrari F458 #83 da AF Corse ficou em quarto.

1 comentário

  1. Pedro disse:

    Chegando próximo aos 8 MJ a porsche é uma explosão mas o ritmo de corrida da Audi é melhor. e Toyota pode chegar mas não está legal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>