MENU

8 de abril de 2015 - 14:39Fórmula 3

36 carros a postos para a F3 europeia em 2015

2015-FIA-F3-00-Test-Valencia-Suer-3295

Esta será a primeira temporada de Pietro Fittipaldi na Fórmula 3 europeia: o neto do bicampeão Emerson faz sua primeira corrida neste fim de semana em Silverstone

RIO DE JANEIRO - O fim de semana em Silverstone não será só dos protótipos e GTs do WEC e ELMS. Haverá também os monopostos do Europeu de Fórmula 3, que após a revitalização do certame continental apresenta o maior grid de sua história. São 36 carros a postos para a rodada tripla de estreia de um campeonato que os brasileiros têm que observar atentamente. É que Pietro Fittipaldi, neto do bicampeão mundial de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi, vai disputar a temporada completa pela britânica Fortec Motorsports, com o Dallara Mercedes #12, número fetiche do garoto que carrega nos ombros o sobrenome mais significativo do automobilismo brasileiro.

Bem menos famoso que Pietro, o brasiliense Sérgio Sette Câmara também ataca o Europeu de F3 após uma boa participação no Campeonato Brasileiro ano passado. Com experiência no kartismo europeu e uma participação na rodada de Imola, ano passado, Sette Câmara vai de Dallara Volkswagen com o dorsal #23, inscrito pela alemã Motopark.

Além de Pietro, outros dezesseis pilotos fazem sua temporada de estreia no certame e muitos deles merecem atenção. O monegasco Charles Leclerc é um deles. Vice-campeão da Fórmula Renault Alps no ano passado, o garoto de 17 anos sucede Max Verstappen – que inclusive o derrotou no CIK-FIA World KZ Championship em 2013 – na equipe holandesa Van Amersfoort, que também terá outra fera que sobe dos karts para os monopostos: Alessio Lorandi, de apenas 16 anos.

George Russell, campeão britânico de Fórmula 4, é outro que pode ir longe: vai andar com o Dallara Volkswagen da tradicional equipe britânica Carlin. O canadense Lance Stroll, que colecionou em menos de dois anos títulos da Fórmula 4 italiana e da Toyota Racing Series, na Nova Zelândia, vem com tudo para seu ano de estreia no certame, pela Prema Powerteam. Outra dupla bastante promissora é a da Signature, que traz o francês Dorian Boccolacci e o tailandês Alexander Albon.

Obviamente, os grandes favoritos ao título são os que já trazem experiência prévia na categoria. Dois deles prometem brigar palmo a palmo com as novas promessas: o sueco Felix Rosenqvist e o britânico Jake Dennis, agora na poderosa equipe Prema. Para Rosenqvist, que viu em pouco tempo a ascensão de diversos adversários a outras categorias (Pascal Werhlein já andou até de F1; Lucas Auer disputou o WEC e agora vai para o DTM; Esteban Ocon é piloto reserva da Lotus; Tom Blomqvist foi para o DTM e Max Verstappen é titular na Toro Rosso), é o ano do “vai ou racha”. Afinal de contas, já tem 23 anos e poucos pilotos conseguem chegar longe hoje no automobilismo tão ‘envelhecidos’, num avesso do que foi a trajetória de muitos craques nos anos 70. Jake Dennis é quatro anos mais novo que o sueco e tão rodado quanto ele na F3. E com uma equipe forte, pode fazer barulho.

2015-FIA-F3-00-Test-Valencia-Suer-3162

Tudo ou nada: Antonio Giovinazzi vai para sua terceira temporada no Europeu de Fórmula 3

Um outro antagonista nessa briga é o italiano Antonio Giovinazzi, talvez o mais rodado piloto da categoria nos dias de hoje. Com 21 anos, o representante da terra da bota vem de um 6º lugar na última temporada – e não só fez 63 corridas na F3 europeia como também tem uma participação na extinta Fórmula 3 inglesa. De bobo, Antonio não tem nada.

Os horários para a rodada inaugural do campeonato (Silverstone tem +4h de fuso em relação ao horário de Brasília) são os seguintes:

Sexta-feira, 10 de abril:

05:00 – Treino livre #1 (40′)
05:45 – Treino livre #2 (40′)
09:40 – Qualifying #1 (20′)
12:40 – Qualifying #2 (20′)

Sábado, 11 de abril:

6:20 – Corrida #1 (35′)
9:10 – Corrida #2 (35′)

Domingo, 12 de abril:

5:15 – Corrida #3 (35′)

7 comentários

  1. Isidio Cristivão disse:

    O Band Sports continuará com o VT das corridas Rodrigo ?

  2. Fabio Seda disse:

    Rodrigo, sabe dizer por que o Pedro Piquet ainda não está por lá? Restrição de idade?

  3. Robertom disse:

    O grid só cresceu por que acabaram os campeonatos Inglês e se não me engano Alemão.

  4. jefferson frança disse:

    Qual foi o resultados dos brasileiros na primeira corrida?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>