MENU

25 de julho de 2013 - 21:31Blancpain Endurance Series

24h de Spa: brasileiros fora da Superpole

L9-IMG_9389

RIO DE JANEIRO - Começaram hoje em Spa os treinos para a 65ª edição das 24 Horas disputadas no tradicional, veloz e desafiador circuito belga. A quarta etapa do Blancpain Endurance Series vai definir também quem estará na última corrida do ano, os 1000 km de Nürburgring, na Alemanha, brigando pelo título nas três categorias.

De cara, os brasileiros não conseguiram avançar para a Superpole, que define o grid entre os 20 primeiros a partir de 13h15, pelo horário de Brasília. O carro #44 de Cesar Ramos, que lidera a divisão Pro Cup em parceria com os italianos Davide Rigon e Daniel Zampieri, ficou com o 25º tempo – 2’22″322, cravado pelo brasileiro na primeira sessão cronometrada.

O McLaren MP4-12C #88 de Bruno Senna e os parceiros britânicos Rob Barff e Chris Goodwin, alinhado pela Von Ryan Racing, teve sua melhor marca também cravada pelo piloto brasileiro, que disputa pela primeira vez a prova e corre também pela primeira vez com este carro. Senna marcou 2’22″370, a poucos milésimos de Cesar Ramos. Acabou com o 28º lugar do grid.

L9-IMG_9348

Já no #77 da MRS (Molitor Racing Systems), também um McLaren, onde anda o gaúcho Carlos Kray, o austríaco Philipp Eng foi responsável pela qualificação do carro. Virou em 2’23″220, a menos de três segundos do melhor tempo do dia. Mas insuficiente, porém, para fazer o carro ir além de um modesto 48º posto.

L9-IMG_9291

O melhor tempo das duas sessões de hoje foi do italiano Alessandro Pier Guidi, a bordo da Ferrari F458 #70 da SMP Racing, inscrita na classe Pro-Am Cup. Ele marcou 2’20″383, apenas 0″054 mais veloz que Stefan Mücke, no Aston Martin Vantage V12 #99 da Beechdean AMR, também inscrito na Pro-Am Cup.

Marc Lieb foi o 3º mais veloz, com o Porsche #150 da Manthey Racing. O piloto alemão ficou a 0″399 da pole provisória e acabou como o primeiro da Pro Cup, seguido da BMW da Marc VDS guiada pelo holandês Nicky Catsburg e pela Mercedes SLS AMG GT3 da HTP Gravity, com o alemão Maximilian Götz a bordo.

Entre as marcas presentes, a Ferrari tem cinco carros na Superpole. A BMW será representada por quatro veículos. Porsche, por três. Aston Martin e Mercedes-Benz, duas cada. McLaren, Lamborghini e Nissan com um carro. A Audi foi a decepção: dos seus R8 LMS Ultra inscritos, só um vai brigar pelas posições cimeiras: o #1, classificado pelo belga Laurens Vanthoor.

A classe Pro-Am terá onze carros na briga pela pole e a Pro Cup, nove. Na Gentlemen Trophy, a Sport Garage, da França, levou a melhor no treino, com o #52 guiado pelo local Stéphane Lemeret a marcar 2’22″635, 34º tempo geral e melhor da categoria.

O treino classificatório teve um forte acidente: o Aston Martin #80 da escuderia suíça Emil Frey Racing despistou-se com Fredy Barth a bordo. A batida do helvético interrompeu a sessão noturna, no que pouco ou nada alterou as classificações para a Superpole e as posições seguintes até a 65ª e última do grid.

Confira o Spotter Guide das 24h de Spa, com todos os carros, pilotos e equipes inscritas aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>